Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ementas
Início do conteúdo da página

Ementas

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 14h12 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 14h20 | Acessos: 271

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA

DISCIPLINAS E EMENTAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

  • Teoria Econômica (60 horas e 4 créditos)

O problema econômico. Sistema de mercado e preço, oferta e procura. Teoria do consumidor: as curvas de utilidade e indiferença, a maximização da utilidade e a tomada de decisão. Elasticidades. Teoria do produtor: funções de produção e de custo, conceitos de curto prazo e longo prazo. Estruturas de mercado: competição perfeita, monopólio, oligopólio. Mensuração da atividade econômica. Política monetária e Política Fiscal. Modelo IS-LM.

  • Estatística Aplicada à Economia (60 horas e 4 créditos)

Conceitos básicos de estatística. Regressão linear múltipla: propriedades dos estimadores, estimação dos parâmetros, testes para avaliar a consistência dos estimadores e detecção de problemas na estimação e suas respectivas correções. Dados em painel: estimações dos parâmetros e testes para avaliar a consistência dos estimadores. Séries temporais: estacionaridade e cointegração dos dados, modelos para previsão de variáveis, testes para estacionaridade, modelos VAR (Modelos Vetoriais Autorregressivos) e funções impulso-resposta.

  • Métodos Computacionais Aplicados à Economia (30 horas e 2 créditos)

Apresentação de bases de dados nacionais e internacionais. Formas de organização e apresentação das bases de dados. Manipulação e visualização das bases de dados. Microdados. Apresentação de softwares e pacotes estatísticos: Excel, Stata, Python e R. Conceitos básicos de programação utilizando softwares e pacotes estatísticos. Formatação de bases de dados.

  • Produção Econômico-Científica (30 horas e 2 créditos)

Produção de artigos científicos, papers e submissão em trabalhos junto a congressos científicos. A importância da escrita acadêmica. Plágio acadêmico. Introdução à metodologias para pesquisas quantitativas e qualitativas. Elaboração de artigos. o que são Qualis e ORCID. Divulgação científica: revistas científicas, congressos e encontros.

  • Metodologia, Métodos e Técnicas (30 horas e 2 créditos)

Discussões metodológicas em economia: positivas, discussões clássicas e contemporâneas em economia e perspectivas sobre a metodologia em economia. O trabalho de pesquisa científica e as classificações das pesquisas. Tema, Problema, objetivos, hipóteses, revisão da literatura e planejamento da pesquisa. Levantamento de dados e pesquisa bibliográfica. Elaboração de projeto de pesquisa. Propostas de projetos de dissertação. Normas da ABNT.

  • Seminários (30 horas e 2 créditos)

Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa. Definição, delimitação e apresentação do tema de pesquisa. Formulação e apresentação do problema econômico e dos objetivos da pesquisa em termos gerais e específicos. Revisão e apresentação da fundamentação teórica. Determinação e apresentação da metodologia a ser empregada no projeto de pesquisa de dissertação. Apresentação das bases de dados, estatísticas básicas e possíveis resultados prévios.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

LINHA DE PESQUISA 1: POLÍTICAS MACROECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL 

  • Instituições e Desenvolvimento Econômico (60 horas, 4 créditos)

Fontes e causas do crescimento econômico no curto, médio e longo prazo. As políticas econômicas de crescimento no curto, médio e longo prazo. Mensuração do crescimento e desenvolvimento econômico. Acumulação de capital e o papel do capital humano. Instituições e crescimento econômico. Reformas econômicas e crescimento. Abertura econômica e crescimento. O papel do Estado no crescimento no curto, médio e longo prazo.

  • Macrofinanças aplicadas (60 horas, 4 créditos)

Fundamentos do mercado financeiro e o papel dos intermediários financeiros. Estrutura e evolução do Sistema Financeiro Nacional. A importância do mercado financeiro. Mercado financeiro e crescimento econômico. Ativos financeiros. Moeda, política monetária e intermediação financeira. Política monetária: regras, discricionariedade, metas de inflação, mecanismos de transmissão. Política monetária e bancos. Crédito e crescimento econômico. Restrições de crédito, investimento e flutuações. Acelerador financeiro. Assimetria informacional e mercados financeiros. Garantias e crédito. Bolhas em mercados financeiros. Bancos e regulação.

  • Análise Multivariada e criação de indicadores econômicos (60 horas, 4 créditos)

Enfoque e objetivos da análise estatística multivariada. Base matemática e álgebra matricial. Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial. Correlação Canônica. Análise de Agrupamentos (Análise de Clusters). Análise Discriminante. Modelos Hierárquicos.

  • Planejamento e Políticas de Desenvolvimento Regional (60 horas, 4 créditos)

Crescimento e desenvolvimento econômico. As disparidades regionais: pobreza e desigualdade. Política e Planejamento econômico. As políticas de desenvolvimento e a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Políticas públicas e Desenvolvimento Regional.

  • Análise de Conjuntura Econômica (60 horas, 4 créditos)

Definições, mensuração e fonte de dados de agregados macroeconômicos. Cenário político. Nível de atividade. Políticas fiscal, monetária e cambial. Setor externo e economia mundial. Mercado financeiro. Setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. Análise regional. Previsão do comportamento das variáveis econômicas.

LINHA DE PESQUISA 2: POLÍTICAS PÚBLICAS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL

  • Desenvolvimento Rural da Amazônia (60 horas, 4 créditos)

Conceitos básicos de Desenvolvimento Rural, Economia Rural, Agrária e Agroindustrial. Setor Agrícola e Desenvolvimento Econômico. Agricultura Familiar na Amazônia. Associativismo, Cooperativismo rural e outras formas de ação coletiva no meio rural Amazônico. Política Agrícola Brasileira e formas de intervenção do estado no setor agropecuário. Agroindústria na Amazônia. Programas de Financiamento da Agricultura. Políticas locais de fomento ao setor agrícola.

  • Tecnologia e Inovação no Meio Rural (60 horas, 4 créditos)

Inovação no meio rural. Tecnologias verdes. Cultivares amazônicas. Acesso ao conhecimento tradicional associado. Indicação geográfica. Programas internacionais, nacionais e regionais de promoção à inovação no meio rural amazônico. Elaboração de projeto para inovação tecnológica no meio rural amazônico.

  • Economia Ambiental (60 horas, 4 créditos)

Externalidades Ambientais, Economia da poluição e as mudanças climáticas, Custo/benefício privado versus custo/benefício social, Avaliação de ganhos e perdas (peso morto); Política Ambiental, Objetivos da política ambiental, Justificativa para a Política Ambiental, Critérios de avaliação de políticas ambientais; Instrumentos regulatórios de externalidades ambientais, Instrumentos de comando e controle, Instrumentos econômicos, teorema de Coase; Bens Públicos Ambientais, Problema do caroneiro (free-rider), A tragédia dos comuns, Introdução a valoração ambiental; Macroeconomia Ambiental, Crescimento econômico e recursos naturais, Índices de sustentabilidade ambiental.

  • Modelos de Análise de Eficiência (60 horas, 4 créditos)

Introdução às medidas de eficiência. Métodos paramétricos de análise de eficiência. Métodos não paramétricos de análise de eficiência. Extensões da metodologia DEA. Abordagem intertemporal da eficiência. Aplicações em estudos econômicos e políticas públicas utilizando dados reais. Seminários.

  • Políticas Públicas (60 horas, 4 créditos)

Histórico, definição e tipologias de política pública. Fundamentos teóricos e analíticos de políticas públicas. Ciclo de políticas públicas. O Estado contemporâneo e as transformações nos paradigmas das políticas públicas: reestruturação dos sistemas de proteção social; novo gerencialismo público; descentralização, capital social e participação social. O sistema político brasileiro e o processo decisório: república, democracia, federalismo, partidos políticos, eleições e gestão do Estado. Planejamento e avaliação de políticas públicas. Estruturas institucionais e arenas decisórias: burocracia, grupos de interesse, grupos de pressão, sociedade civil e lobbies. Políticas públicas setoriais.

 

Fim do conteúdo da página