O Mestrado em Economia da UFAM
Em junho de 2023, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entidade vinculada ao Ministério da Educação, e responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu no Brasil, anunciou que a aprovação do Mestrado Profissional em Economia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assim, a UFAM tem o primeiro Mestrado em Economia da Amazônia Ocidental e o segundo da Região Norte do país.
Com previsão de abertura da primeira turma em 2024, o Programa de Pós-graduação em Economia (PPG-ECO) tem como área de concentração Economia Aplicada e Desenvolvimento da Amazônia que se subdivide em duas linhas de pesquisa: Políticas Macroeconômicas e Desenvolvimento Regional; e Políticas Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.
Como o próprio relatório de avaliação da CAPES afirma, o Mestrado em Economia na UFAM “pode ser um indutor e nucleador da pós-graduação em Economia nesta região, gerando economias externas a outros estados e potencial impacto econômico-social em seu entorno, considerando, inclusive, a área de concentração e linhas de pesquisa escolhidas. E, portanto, contribuindo para diminuir as assimetrias regionais na distribuição geográfica da pós-graduação stricto sensu no país”.
- Diferença entre o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico
Tanto o mestrado profissional quanto o mestrado acadêmico são pós-graduações stricto sensu, ou seja, concedem o título de mestre ao discente que concluir o curso. Nesse sentido, o discente do Mestrado Profissional em Economia da UFAM ao finalizar as disciplinas e defender sua dissertação de mestrado receberá um diploma que lhe confere o grau de Mestre em Economia.
- A diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional está no enfoque da formação.
Enquanto o mestrado acadêmico está voltado para a formação e qualificação de profissionais que atuarão na academia (Universidades e institutos de pesquisa), o mestrado profissional está mais voltado para o aperfeiçoamento de profissionais que já atuam ou pretendem atuar nas diversas áreas do mercado de trabalho (público ou privado) e que buscam soluções para os problemas de suas instituições ou do meio em que elas estão inseridas.
É importante destacar que o título de mestre obtido em um mestrado profissional também capacita o egresso a seguir carreira acadêmica e realizar concursos para docente.
Redes Sociais